A avante e os jovens do Calabar….

Jovens Em Ação do Calabar

OBJETIVO
Criar a biblioteca comunitária do Calabar tornando-a uma opção de lazer e ampliação cultural para os moradores. Despertar o gosto e o hábito de ler na população do bairro

BENEFICIÁRIOS
Diretos: 60 jovens residentes no Calabar
Indiretos: a comunidade do Calabar

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Jovens em Ação, a partir de 2006, com a criação da biblioteca comunitária do Calabar, passou a fazer parte do programa Prazer em Ler – Instituto C&A. Nesta parceria – Avante/ C&A – O grupo Jovens em Ação recebeu apoio financeiro do Instituto para deslocamento e participação em eventos, aquisição de acervo e equipamentos para a biblioteca, auxílio financeiro para 2 jovens que gerenciam a biblioteca, para assessoria de uma bibliotecária etc. A Biblioteca Comunitária do Calabar foi inaugurada em 22 de abril, com o apoio do Insituto C&A e da Avante e com a parceria Office Quebec – Amériques Pour la Jeunesse (QQJ) Atualmente, o acervo ultrapassas 3.000 livros; tem parceria com o CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte, Grupo Organismo – UFBA, Grupo Teatro Gente-de-Fora-Vem, entre outras. Atende, em média, a 30 usuários diariamente e tem cerca de 170 associados.

FORTALECIMENTO DA AÇÃO VOLUNTÁRIA OBJETIVO
Fortalecer e apoiar a ação voluntária dos associados das lojas C&A localizadas nos shopping Iguatemi e Barra, na cidade de Salvador e a loja localizada na cidade de Feira de Santana.

BENEFICIÁRIOS
Diretos: Funcionários das lojas C&A que realizam ação civil voluntária através do Instituto
Indiretos: familiares dos associados e instituições nas quais os associados realizam a ação voluntária. Em Salvador, a comunidade do bairro do Calabar. Em Feira de Santana, a Escola Padre Giovanni Ciresola

APRESENTAÇÃODO PROJETO:
As Lojas C&A, através do Instituto C&A, com o Programa Prazer em Ler, incentivam e apóiam os funcionários que são voluntários realizando ação voluntária em instituições parceiras deste programa. O trabalho de fortalecimento da ação voluntária consiste em acompanhar, orientar e fortalecer esta ação na perspectiva de incentivo à leitura entre os funcionários da C&A, seus familiares e o público atendido pelas instituições em que os associados atuam.

RESULTADOS DE IMPACTO NO PÚBLICO ALVO
O impacto deste trabalho é subjetivo. Expressa-se na atitude dos jovens voluntários que desenvolvem o hábito e gosto pela leitura, a habilidade de trabalhar em grupo; melhoram as relações interpessoais, a oralidade; aumentam a auto-estima etc.