Biblioteca na Midia

CIDADES
17/07/2008 (01:01) atualizada em 17/07/2008 (01:29)
Calabar recebe de volta sua biblioteca reformada
CAROLINA MENDONÇA, do A TARDE ON LINE
Jornal A Tarde
O vendedor de frutas Jorge dos Santos, 36 anos, foi um dos que mais comemoraram a reinauguração da Biblioteca Comunitária do Calabar, celebrada na terça-feira, 15, com uma série de atividades. Com apoio do terceiro setor, a biblioteca foi reformada e, atualmente, funciona como um centro cultural e é o único espaço público de leitura da comunidade de cerca de 22 mil pessoas.
“A gente estava merecendo uma biblioteca toda arrumadinha, né? Gosto muito de ler, me transporto para outros lugares”, conta Jorge Santos. Enquanto ajuda a vender frutas na banca do pai, o ajudante de cozinha “devora” romances. A reforma também foi festejada por Joyce Régia da Silva, 10. Ela conta que a biblioteca fez com que melhorasse seu desempenho escolar. “A professora disse que a minha leitura está ótima”, orgulha-se.
Responsabilidade social – A obra de colocação de piso, nova pintura e colocação de prateleiras foi realizada com recursos do Instituto C&A, num projeto da ONG Avante Educação e Mobilização, que atua há três anos no Calabar. “A biblioteca foi idéia dos jovens do bairro. Nós apenas viabilizamos”, afirma Rita Margareth, representante da ONG.
Além da reforma, o Instituto C&A também contribui com recursos e o voluntariado de seus funcionários, que atuam como monitores na biblioteca durante o expediente de trabalho.
O estudante Rodrigo Rocha, 26, conta que começou a trabalhar como voluntário e hoje recebe uma bolsa do Instituto C&A para atuar como intermediador de leitura na biblioteca. “A comunidade participa de saraus de poesia, conversa com leitores e atividades lúdicas”, explica.
“Este espaço representa um ponto de resistência contra todas as dificuldades que a comunidade enfrenta, ajudando os moradores a ter a auto-estima elevada”, garante Fátima Gavião, presidente da Associação de Moradores do Calabar. Ela acredita que a leitura contribui para atenuar o efeito negativo das diferenças impostas pela vizinhança com os bairros “nobres”, como Ondina, Graça e Barra.
A biblioteca também é utilizada para palestras, cursos e reuniões. “Virou uma referência, um lugar de onde saem decisões para o bem comum”, elogia a diretora do Conselho Municipal de Educação, Lindalva Amorim, moradora do Calabar desde 1971. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 13h às 19h. Aos sábados, das 14h às 18h. Os interessados em doar devem livros devem entrar em contato pelo (71) 3332-3344.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Fale conosco!