CALABAR RECEBE COM FESTA A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA REFORMADA

Por Rita Margarete

Os moradores do bairro do Calabar desde 2005 acompanham o empenho do grupo Jovens em Ação para a criação da Biblioteca Comunitária.

A decisão de criar a biblioteca surgiu de uma provocação feita pela Avante – Educação e Mobilização Social e logo recebeu o apoio da associação de moradores e fez parceria do Instituto C&A.

O empenho dos jovens, o acompanhamento técnico e pedagógico da Avante, o apoio da associação de moradores e a importantíssima parceria com Instituto C&A garantiram nesses três anos a manutenção e a crescente melhoria da qualidade do acervo, do espaço, da mediação e da gestão desse grande empreendimento que é a Biblioteca Comunitária do Calabar. Assim, o sonho do Jovens em Ação e dos educadores da Avante, sempre com acompanhamento técnico e apoio financeiro do Instituto C&A, torna-se realidade e oferece para os moradores do Calabar e bairros vizinhos um espaço de conhecimento, expansão cultural, lazer e informação. Nas palavras de Talita, 10 anos,

Antes da biblioteca eu ficava pela rua sem ter o que fazer. Agora eu tenho o que fazer. Todo dia venho à biblioteca para ler e participar das atividades. Minha professora disse que melhorei muito na leitura e na escrita e a minha mãe diz que aqui na biblioteca eu posso encontrar um futuro pra mim.

A rotina de atividades de mediação de leitura, a articulação e mobilização com a comunidade resultaram na valorização da biblioteca pelos moradores e na ampliação dos espaços de leitura. Atualmente as ações da biblioteca acontecem regularmente nas ruas, na creche, na escola do bairro, superando o público direto previsto para 2008: 1.210 moradores, diferentes faixas etárias.

Pensando na sustentabilidade, a articulação vai além das fronteiras da vizinhança. Através da Avante, a Biblioteca Comunitária do Calabar é parceira do PROLER – Salvador, Livro Livre – Salvador, Grupo de estudo das bibliotecas comunitárias de Salvador, e, dessa forma, articula-se também com as secretarias de culturas do município e do Estado.

Por tudo isso, temos muito a comemorar. Mas o espaço da biblioteca ainda não tinha as condições ideais de espaço de leitura, tanto por desgaste provocado pelo tempo e pelo uso quanto por necessidade de manutenção. Por isso decidimos fazer a reforma que, mais uma vez, contou com o apoio do IC&A. Depois de 30 dias, reinauguramos com uma semana de atividades, participação das 5 lojas da C&A da cidade de Salvador, a presença de alunos, professora e coordenadora da Escola Padre Giovanni Ciresola, parceira do IC&A na cidade de Feira de Santana – BA.

A biblioteca,que tem um acervo com mais de 6.500 volumes, com a reforma recebeu piso, janela, pintura, móveis e equipamento e tornou-se um dos espaços mais bonitos do Calabar. O associado Janderson (C&A Iguatemi) que acompanha o projeto desde 2006, ao chegar à biblioteca comentou:

Estou muito feliz! Tudo isso que estamos vendo hoje é a realização de um grande sonho que nasceu no coração de jovens do bairro. Comecei a participar desse sonho no ano de 2006. O local não tinha estrutura. Era cheio de sucatas, as paredes estavam sujas e não tinha água nem energia. Com o apoio de jovens do Canadá e do Instituto C&A, aquilo tudo que estávamos vendo não foi suficiente para impedir que realizássemos nosso sonho. Assim iniciamos a construção da biblioteca do Calabar que hoje pra mim é um exemplo de biblioteca.
“Existe uma diferença entre a fama e a história, a fama passa e a história permanece para sempre”. E é história que temos feito.

Janderson Santana (SVI-450. Janderson.rj@hotmail.com)

A emoção dos educadores pode ser percebida na fala de Rodrigo, um dos idealizadores da biblioteca e mediador de leitura:

Após quase um mês de trabalho duro na reforma e arrumação da Biblioteca, veio uma semana de atividades intensas, de eventos festivos em homenagem a reabertura.
Muitas crianças festejaram como há muito não se via no Calabar. A participação da comunidade através da Comissão de Produção Cultural do Calabar foi fantástica! Essa articulação é muito importante para o crescimento da Biblioteca, para os grupos organizados e consequentemente para o Calabar.
Não é fácil descrever a emoção causada neste dia. Foi um momento que passou um vídeo pela minha cabeça: desde o dia que recebemos o espaço todo pichado e passamos horas e horas tentando melhorá-lo. Lembrei do início da parceria com o IC&A e da chegada dos jovens canadenses que nos ajudaram muito e olhei novamente para a nossa Biblioteca, agora, tem até piso! Meus olhos ficam alegres em ver a evolução que a Biblioteca passou.
E as nossas crianças? As meninas declamando poesia com tanta desenvoltura, cheguei esconder o rosto para não deixar perceberem meus olhos molhados de emoção. Viva! Viva! O nosso sonho já é realidade!
Rodrigo Rocha Pita

Os associados que conheceram a biblioteca mais recentemente e participaram da palestra de André Weyand (gestão e sustentabilidade das organizações) e do café literário, comentaram:

É muito gratificante poder ajudar a construir um país melhor, estando na linha de frente: conversando, ensinando e aprendendo com quem tem menos acesso a informação. O brilho nos olhos das pessoas da comunidade do Calabar e principalmente a alegria e interação das crianças, nos prova que os pequenos gestos valem muito e enriquece a alma, ontem me senti gratificado ao saber que o que tenho feito, mesmo que na grande maioria das vezes indiretamente, tem surtido efeito positivo.
Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. Me faz muito feliz ser VOLUNTÁRIO!
Elvis Costa (Sup. C&A Av. Sete de Setembro)

Uma tarde de lições de vida, como a do Sr Edilson que começou guardando recortes de jornais e revistas terminando com um acervo, para acesso de todos da comunidade do bairro de São Caetano.
Fabiana Gonzalez (Sup. C&A Av. Sete de Setembro)

Fiquei muito contente em poder disseminar um pouco de conhecimento sobre um tema tão nobre sustentabilidade para a comunidade do Calabar, através da palestra na Biblioteca Comunitária.
André Weyand (gerente loja C&A Av. Sete de Setembro)

É um prazer muito grande poder participar deste momento tão especial no Calabar. A reinauguração da Biblioteca Comunitária marca a luta pela garantia de um dos direitos fundamentais do cidadão: o direito à leitura. Mais do que isso, é um momento singular que busca a sensibilização de toda a comunidade do Calabar e comunidades vizinhas para a formação de novos leitores.
Rodolfo Ferraz ( gerente – SVS – 253)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Fale conosco!