Opiniões de poetas e familiares sobre I Concurso de Poesia Abre a Boca Calabar

Entrevista com familiar:

Entrevistada:  Claudia Almeida dos Santos, 32 anos, mãe de Cauam Roque Almeidagaroto que teve a poesia publicada no livro.

Fiquei muito feliz em saber que a poesia do meu filho foi selecionada. Este concurso foi muito interessante, pois incentivou ainda mais meu filho a escrever. Participando das atividades de poesia na biblioteca, ele melhorou muito na escola. Assim como foi importante para o meu filho, o concurso é muito bom para todas as crianças do Calabar, pois incentiva as crianças a escreverem e melhorar no estudo. Eu também gosto de poesia, adoro Cecília Meireles. Mas minha preferência é por romances”. 


Entrevista com poeta selecionado:

Entrevistador: Rodrigo Pita, coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar.
Entrevistada: Janaina Bonfim Santos, 18 anos, moradora do Calabar, ensino médio completo, frequantadora da Biblioteca Comunitária do Calabar.


Desde quando você gosta de poesia? Desde os 12 anos. 
Como descobriu que gosta de poesia? Lendo poesia, me incentivou a escrevê-las. Alguém em sua família gosta de poesia? Minha mãe e minha irmã. Minha irmã já participou do grupo de poesia da BCC. 
Como a sua família se sentiu ao ver a sua poesia publicada em um livro? Ainda não viram o livro, mas ao saber que fui classificada, minha mãe ficou orgulhosa. 
Quais as poesias de que você mais gosta? Quem são os autores? Muitas. Exemplo: Sonetos de Luis De Camões. 
Como você escolheu o tema de sua poesia? Fui incentivada a fazer com o tema sobre o Calabar, daí o titulo. 
Como você se sente ao ver uma poesia sua publicada em livro? Feliz, pois é uma iniciativa válida. É uma forma de agregar pessoas e incentivar o gosto pela poesia. 
Você acha esse concurso uma importante iniciativa no Calabar? Por quê? Bastante. Porque mostramos nossa visão sobre nossa comunidade. Onde pudemos mostrar outra realidade da comunidade, diferente do que muitos pensam. 
A idéia para o próximo concurso é que o tema seja livre, não tenha limite de idade e que 50% das poesias selecionadas sejam de poetas de outras comunidades. O que você acha disso? É uma iniciativa válida, pois irá oportunizar novas pessoas que talvez não tenham esta oportunidade que estamos tendo agora. Também ajudará as pessoas a enxergarem o Calabar de outra forma. Sobre o tema livre será melhor, pois não limita nossa inspiração, ajuda mais. E não ter limite de idade será bom também para oportunizar mais pessoas. 

Poesia de Janaina Bonfim

Quem sou eu? 

Da luta nasce a vitória 
Da resistência nasce o morar 
De um lugar que tem raízes na história 
Que é uma comunidade antes de ser Calabar 
Eu sou mais do que falam 
Sou além do que pensam 
Sou mais eu 
Sou mais quilombo 
Sou luta, sou coragem, sou dignidade. 
Meu povo é porreta 
É povo afro e brasileiro 
Sou Calabar Sou guerreira!

1 thought on “Opiniões de poetas e familiares sobre I Concurso de Poesia Abre a Boca Calabar

  1. É com muito prazer e satisfação que promovi este concurso, juntamente com a Biblioteca Comunitária do Calabar, pelo que agradeço a Rodrigo e a todos os componentes da equipe, à Avante e aos mradores, e, em especial às crianças que participaram do livro.
    Abaços do escritor e poeta

    Valdeck Almeida de Jesus
    30 de maio lançamento livro "Abre a Boca Calabar" http://galinhapulando.blogspot.com/2010/05/lancamento-do-livro-de-poesia-abre-boca_21.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Fale conosco!