III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Eu, Gabriel e Janeide – Seminário
Aconteceu entre 19 a 21 deste mês o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias no Anfiteatro Elis Regina em São Paulo.
O evento reuniu diversas instituições nacionais e estrangeiras, onde foram relatadas diversas experiências de instituições que trabalham com incentivo a leitura.
Nesta oportunidade também foram apresentados dados estatísticos de Bibliotecas Municipais e escolares e também de diversos projetos de incentivo à leitura no Brasil.
A pergunta neste momento é: Onde estão os dados estatísticos das Bibliotecas Comunitárias?
Alguns deles estavam misturados dentro dos projetos de incentivo à leitura, mas se o Seminário leva o nome de Bibliotecas Comunitárias, por que não apresentar um resultado específico das Bibliotecas Comunitárias?
Isto demonstra o pouco reconhecimento que as Bibliotecas Comunitárias ainda têm em relação ao poder público. Cabendo assim aos que estão a frente das Bibliotecas Comunitárias se organizarem cada vez mais, a nível local, regional e nacional para buscar este reconhecimento junto ao poder público.
Observando as estatísticas das Bibliotecas Municipais, percebi resultados semelhantes ou até inferiores aos das Bibliotecas Comunitárias, quando se referi a número de empréstimos, atividades de mediação etc.
O Estado, o Conselho de Biblioteconomia e as Bibliotecas Públicas precisam perceber que as Bibliotecas Comunitárias não são concorrentes das Bibliotecas Públicas. As Comunitárias nasceram para suprir uma necessidade essencial de alguma comunidade, na qual anteriormente as Públicas não alcançavam.
Sei que muitas Comunitárias registram seus acervos e fazem dados estatísticos, seria uma boa idéia agora, nos organizarmos por região e talvez padronizar um instrumento que mostre o que as Comunitárias têm conseguido de resultados. Não é uma tarefa fácil, mas com certeza indicará uma maior formalidade e organização das Bibliotecas Comunitárias.
Além disso, os espaços de fala das Bibliotecas Comunitárias estavam resumidos nas apresentações dos Painéis, onde apenas é relatados as experiências leitoras.
Após toda essa apreciação crítica é preciso dizer também que o evento é um espaço fantástico de aprendizagem e de articulação, é uma excelente oportunidade para conhecer diversas experiências, conhecer pessoas e com certeza ninguém sai com um turbilhão de idéias para aplicar em suas Instituições.
Deixo assim esses dois sentimentos paradoxos, sobre este seminário, porém fico com um sentimento muito mais positivo, acreditando que as coisas irão mudar cada vez mais para melhor, até porque muitas perguntas que enviamos para os palestrantes falavam desta frustração, que o próximo Seminário contemple e faça jus ao seu nome.
Ah! Simultaneamente ao evento estava acontecendo a Bienal do livro, não poderia deixar de lembrar também que os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica a Biblioteca de São Paulo, uma Biblioteca inovadora, linda e inspiradora. Veja as fotos!
Bienal do Livro
No Seminário
Biblioteca São Paulo

2 thoughts on “III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

1. Rodrigo, estou aqui preparando minha fala para o 10o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e me deparo com este teu relato, com questionamentos que inspiraram nossas lutas e articulares. De lá para cá, quantas coisas mudaram? Construímos uma Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC); automatizamos a maior parte de nossos acervos; estamos sistematizando nossas práticas; participamos dos mais importantes eventos literários do nosso país e fora dele.
    É muito bonito ver tudo isto acontecer e ver que seguimos juntxs.

Um abraço para você e para todxs que estão fazendo esta historia.

Bel