Um Grupo de jovens comprometidos com trabalhos sociais dentro da comunidade do Calabar em parceria com a Avante Educação e Mobilização Social constroem juntos uma Biblioteca Comunitária em fevereiro de 2006 com cerca de mil livros, funcionando em apenas um sala. Em 22 de abril de 2006 após ajuda de jovens canadenses na reforma da segunda sala da Biblioteca e na construção de novas estantes para acomodar os livros. O Grupo então decide realizar uma nova inauguração, hoje considerada a inauguração oficial, a qual, comemoramos o aniversário da nossa Biblioteca. Neste 7 anos aprendemos que sem parceiros não somos nada e neste curto período de tempo acumulamos tantos parceiros que construiram juntos conosco uma linda história. Seria injusto destacar alguns no meio da multidão, mas não podemos deixar de agradecer imensamente o apoio técnico e financeiro que o Instituto C&A nos dá desde a nossa inauguração.
O grupo Jovens em ação, hoje, é a ONG Ideologia Calabar, nós vivemos em Rede (EMredando Leituras/Programa Nacional Prazer em Ler) lutamos por UM BRASIL DE LEITORES.
Obrigado a todos por fazer parte desta história.

A nossa comemoração será:
Data: 29 de abril de 2013
Local: Biblioteca Comunitária do Calabar