A revolução dos bichos – George Orwell

A literatura é mesmo fascinante, uma de suas características é ser atemporal, essa é uma ótima palavra para comentar essa importante obra literária que mesmo idosa continua atual e necessária como as novas tecnologias.

Me proíbo a fazer uma análise política das quais as analogias da história pretendiam e uma analisa critico literária, pois nem a primeira nem a segunda me cabem.
Detenho-me então a simplesmente comentar como um simples leitor, o qual o sou, na perspectiva a incentivar outros leitores que não leram esse livro a lê-lo.

A revolução dos bichos conta a história de um grupo de animais que viviam em uma fazenda e instigados pela eloquência do discurso de um porco moribundo, começam a perceber como eram injustiçados pelos humanos. Liderados pelos porcos, animais considerados os mais inteligentes do grupo, os bichos fazem uma revolução na fazenda, expulsam os humanos e passam a viver livres, e criam suas próprias regras de trabalho e de sustentabilidade. Dois porcos com ideias diferentes começam uma batalha política por aprovação de métodos de trabalho e de regras de convivência social. Porém em determinado momento um dos porcos que criavam cachorros desde pequeno expulsa o outro porco com a ajuda dos cães e começa a liderar o grupo, mas não de maneira democrática, começa a convencer os outros animais pela intimidação e consegue conquistar os outros animais com palavras tendenciosas ao mesmo tempo que vai modificando a história construída coletivamente por todos anteriormente. Com o passar do tempo os porcos criam um regime ditatorial e de oprimidos passam a ser opressores. O desfecho na história é tão impressionante como o conjunto todo da obra. Um gran finale magnífico.

Sei que o livro faz analogias a um período da guerra e ao regime russo da época, mas facilmente dá para fazer analogias em diversos campos da nossa sociedade hoje em dia como: Aos movimentos sociais, aos políticos, na relação com a nossa família, no mercado de trabalho etc. O mais maravilhoso de tudo são as diversas interpretações que ele pode suscitar. Além de tudo isso, o livro nos incentiva a conhecer um pouco mais a história das quais as analogias se referiam.
Recomendadissimo!!

Por Rodrigo Pita

1 thought on “A revolução dos bichos – George Orwell

1. I quite likе reading an аrticlе that can make men and wοmеn thinκ.
    Alѕo, thanks for ρеrmіtting me to сommеnt!

Takе a look at my website: AmericasCardRοom
    Promоtionѕ ()