Consolidada a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Bahia

Nos dias 27 e 28 deste mês. Rodrigo Pita, coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar esteve representando a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador juntamente com Netice Oliveira, da Biblioteca Comunitária Condor Literário no Iº Encontro de Bibliotecas Comunitárias da Bahia.
Segundo Rodrigo, foram dois dias intensos de trocas de experiências e aprendizados que resultaram em importantes conquistas para o fortalecimento das bibliotecas comunitárias no estado. A primeira grande conquista foi a consolidação da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias, que inclusive já tem o seu nome de registro: “OXE BAHIA: REDE ESTADUAL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS” Um nome super criativo absolvendo a parte literária do nosso regionalismo.
As outras duas grandes conquistas foi a criação da rede de bibliotecas comunitárias do Sul da Bahia e proximidades e da rede de bibliotecas comunitárias da região metropolitana de Salvador e suas proximidades. As duas ainda sem nome oficial, mas já com calendário de ações para mapear e agregar novas bibliotecas e tentar ingressar na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias -RNBC.
A Oxe Bahia será uma rede de redes e já possui um plano de ação para ir consolidando sua estrutura e identidade. Nosso próximo encontro será uma reunião online, mas já estamos executando algumas ações importantes e nos comunicando via grupo de Zap Zap. Se você faz parte de uma biblioteca comunitária no estado da Bahia entre em contato conosco e faça parte desta história.