10º Seminário: Ler Direito de Todos

Seminário: Ler Direito de Todos é uma ação de formação e incidência política realizada pela Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador que articula 14 bibliotecas comunitárias com atuação na cidade do Salvador.

É um evento aberto ao público, gratuito, dirigido especialmente a mediadores de leitura, leitores frequentadores das bibliotecas comunitárias, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados por literatura e formação de leitores.

10º Seminário

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Com o Seminário, pretende-se promover um espaço de socialização e reflexão das ações de incidência política na área de livro, leitura, literatura e biblioteca. Os convidados terão a oportunidade de participar de Painéis Temáticos e mesas de debates de forma a se aproximar dos processos de edificação das Políticas Públicas do Livro e Leitura em discussão no Brasil, nos Estados e Municípios. Durante o evento o público terá a oportunidade de desfrutar de momentos de apresentações culturais.

Nesta edição, abordaremos a importância da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, os espaços comunitários e a participação da juventude no contexto político atual como pontos de resistência na defesa dos Direitos Humanos e da Democracia.

O 10º Seminário será realizado no dia 07 de novembro de 2019, das 9h às 17h,  na Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA, 40070-100.

Tema do Seminário – Direito a cidade – Comunidade Espaço de Resistência.

OBJETIVO

Promover espaço de socialização e reflexão sobre ações de incidência em política pública para garantia do Direito Humano à leitura e dos Direitos Humanos como todo.

PROGRAMAÇÃO:

9:00 –  Credenciamento

9:20  – Cortejo Conjuração Baiana

9:30 – Palestra de abertura: A importância da Biblioteca do Estado da Bahia para a cidade de Salvador.

– Palestrante: NaiaraCarmen Azevedo Melo da Silva (Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia).

10:00 às 11:00 – Mesa 1: Espaços Comunitários de Resistência na cidade:

– Mediador: Altair Pacheco  (Associação Casa do Sol Padre Luís Lintner)

– Ailton Alves de Moura AEEC (Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia)

– Ana Nossa (FNA- Fundação Negro Amor)

– Renildo Barbosa (CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente)

– Danilo Ramos (RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias)

– Conceição Silvania (RBCS – Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador)

11:00 às 11:30 – Debate

11:30 – Intervenção Literária

12:00 – Pausa para almoço

13:30 – Intervenção Literária

14:00 – Mesa 2: Resistência Jovem na Cidade: