Resultado do Programa Prazer em Ler 2016

Depois de muita expectativa, ansiedade, nervosismo, tensão, impaciência, saiu o resultado do Programa Prazer em Ler. Felizmente a nossa Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador foi contemplada para o período de 2016 a 2018.
A Associação ideologia Calabar responsável pela administração da Biblioteca Comunitária do Calabar será proponente neste primeiro ano de projeto.
Vamos que vamos em busca de uma Salvador mais leitora, em busca do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) como Lei e com fontes de recursos!
Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Barueri (SP) – O Instituto C&A anuncia a relação de projetos de polos de leitura que receberão apoio, por meio do programa Prazer em Ler, para a constituição de redes locais de promoção da leitura. O período do apoio vai de março de 2016 a fevereiro de 2017. Nos próximos dias, representantes das iniciativas selecionadas serão contatados pelo Instituto C&A para a formalização da parceria. Confira os indicados:

Categoria A – Projetos de redes com pelo menos cinco bibliotecas comunitárias
* Projeto Literatura como Direito Humano – Sou de Minas, Uai! (MG)
* Projeto Rede Leitora Terra das Palmeiras – Rede Leitora Terra das Palmeiras (MA)

Categoria B – Projetos de redes locais com entre seis e dez bibliotecas comunitárias
* Projeto Conexão Leitura – Conexão Leitura (RJ)
* Projeto Baixada Literária – Baixada Literária (RJ)
* Projeto Rede Literasampa – Literasampa (SP)
* Projeto Rede Local de Bibliotecas: Por um Ceará Leitor – Jangada Literária (CE)
* Projeto Empoderando Comunidades Leitoras – Releitura (PE)

Categoria C – Projeto de rede local com mais de dez bibliotecas comunitárias
* Projeto  Direito à Leitura Literária – Polo Tokliterário e EmRedando Leituras (BA)

A escolha dos projetos foi conduzida por um comitê de seleção constituído por pessoas indicadas pelo Instituto C&A e com experiência nas áreas de interesse do edital. O processo de seleção envolveu análise do atendimento aos requisitos formais do edital e do mérito das iniciativas.

Os critérios de seleção foram os seguintes: análise do histórico do polo que dará origem à rede local no programa Prazer em Ler; utilização de práticas de gestão compartilhada; participação dos integrantes da rede em processos de incidência em políticas públicas e em espaços públicos de debate e decisão sobre políticas públicas; articulação efetiva da rede com outros atores que podem incidir em políticas públicas, tais como bibliotecas públicas, bibliotecas de escolas públicas, sistemas municipais e estaduais de bibliotecas, secretarias de Educação e de Cultura, e universidades; composição de equipe de trabalho com competências em gestão compartilhada, articulação com outros atores sociais e proposição de ações de promoção do direito à leitura; consistência do projeto da rede local de promoção do direito à leitura no território de atuação, incluindo objetivos, resultados, metodologia, ações e orçamento propostos; viabilidade financeira; e capacidade de mobilização de recursos para a sustentabilidade da rede local.

O programa Prazer em Ler busca contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas.

Fonte: http://www.institutocea.org.br/noticias/Detalhe-noticia.aspx?id=3162