Relato do Lendo e Aprendendo 2010

O primeiro Lendo e Aprendendo de 2010 apresentado pelo aluno de pedagogia e educador da Biblioteca Comunitária do Calabar, Igor Santos Sena. Primeiramente nos mostra a evolução da BCC e o alto desenvolvimento da capacidade técnica e pedagógicas dos educadores da Biblioteca. Nós educadores que estamos sempre preocupados em não repetir erros que freqüentemente percebemos em nossa educação escolar, procuramos sempre conciliar o conhecimento teórico com a prática, mas de uma maneira mais dinâmica e lúdica na qual realmente possamos alcançar os nossos objetivos que é conquistar novos leitores, de maneira, que nossas atividades propostas seja desejada e prazerosa para os nossos meninos e meninas.
Sabemos que conquistar novos leitores na sociedade da tecnologia e ainda mais em uma comunidade que não tem um histórico de leitores não é tarefa fácil. Porém desde de 2006 que estamos mudando este cenário no Calabar, primeiramente éramos jovens sonhadores e alguns ainda nem leitores eram, mas com uma imensa vontade de mudar uma realidade que não nos agradava. Discutimos o que não gostávamos na escola quando éramos estudantes e fizemos da BCC uma biblioteca residencial. Assim a denominamos não só porque cuidamos dela como se fosse nossa casa, mas também possibilitamos que todas as crianças e demais freqüentadores tenham este mesmo sentimento. E temos a honra de dizer que este objetivo vêm sendo cumprido, pois o nosso dia-a-dia nos mostra que assim acontece.

Neste primeiro Lendo e Aprendendo além de aprendermos sobre Múltiplas Inteligências definimos diversas estratégias para colocar este conhecimento em prática. Ao decorrer deste mês, divulgaremos aqui nossas táticas com este tema para desenvolver atividades de incentivo à leitura.